terça-feira, 22 de maio de 2007

Amor e Paixão!

Todos sabemos que estar apaixonado tem vários efeitos sobre nós, que vai desde a maior euforia, até à mais pura calma e talvez se deva a isso o meu estado de espírito nestes últimos dias!Tenho visitado diáriamente o meu blog, mas nem sempre consigo escrever o que quero, por isso tenho estado mais "ausente", guardando os pensamentos e as palavras em mim... Até que hoje ... decidi clicar em « edit post » e falar um pouco de Amor, de Paixão! Vagueando pela internet encontrei algo que suscitou o meu interesse e me fez curtir uns bons minutos de leitura relativamente ao assunto. Quando falamos em amor, em paixão sabemos à partida que não são conceitos "universais", todos têm a sua opinião, todos os descrevem de forma diferente, mas o "resultado" pouco varia. Estes sentimentos fazem-nos sentir vivos e são das melhores coisas que temos na vida, embora provoquem sensações diferentes em cada um de nós, existe uma semelhança que está sempre presente, que é ... o quão bom é estar apaixonado e/ou amar alguém!

"O amor e paixão são sentimentos diferentes se definirmos amor como um interesse sincero por uma outra pessoa e paixão como um forte desejo que pretendemos satisfazer. O amor autêntico dirige-se à outra pessoa. Se necessário, estamos disponíveis a sacrificar o nosso bem estar para fazer com que o outro seja mais feliz. Enquanto que a paixão pode ser simplesmente uma satisfação egoísta. Portanto se o que uma pessoa sente é paixão, não deve esperar amor em contrapartida.Ama alguém? Disse a ele a intensidade dos seus sentimentos? Ficaria desiludido se não fosse retribuído?Quanto do que sente é verdadeiro amor e quanto é a grande satisfação de suas necessidades internas por parte da outra pessoa? Está bem, estar carentes, está bem sentir paixão intensa: o importante é não confundir esses dois sentimentos com amor."

Há quem diga que a paixão pode ser o primeiro passo para o amor, no entanto pode ser o passo mais recuado deste, por norma há sempre distinção entre estes dois sentimentos, porque talvez associemos a paixão aquele sentimento que nos invade sem nos apercebermos, que é alimentado por pequenas coisas, como um simples sorriso, uma troca de olhares mais intensa, já o amor "pede" mais que isso, é de certo modo mais "exigente", é algo que construímos, que cresce com o tempo e mantê-lo não é tarefa fácil!

"As paixões não são eternas. Seu destino habitual, quando a relação persiste no tempo e cresce, é transformar-se em amor. Dizemos que ocorre uma sublimação. Sublimar significa retirar o prazer sexual de uma acção e transformá-la em uma actividade que também produz prazer, mas de outro tipo. A paixão é privada, se perturba ao socializar-se e converte-se em amor. A paixão não dorme, consome, desgasta, ocupa integralmente espaço e tempo, que sempre é curto para desenvolver os projectos que os amantes inventam. É uma viagem onde a pergunta, reiterada infinitas vezes, é se os amantes se amam de verdade e se positivamente são um para o outro. A paixão é quase uma doença e sem dúvida a mais deliciosa de todas mas, por sua enorme exigência tende a diminuir por esgotamento. Em condições normais, uma porção de paixão se conserva intacta e produz felizes noites de prazer; outra porção se transforma em amor que assegura que os dias sejam felizes."

Amor e Paixão em doses adequadas... muitas vezes ao distinguirmos estes dois conceitos afastamo-los, julgando que por serem diferentes não podem existir em simultãneo, como que a paixão acontecesse simplesmente naquele "fabuloso" inicio, em que estamos "embriagados" sem "controle"... Talvez por eu ser uma "romantica "compulsiva", acredito que a paixão é a chama, é um dos ingredientes que mais condimenta o Amor e só nós podemos alimentá-la e mantê-la, de "braços dados com o Amor"! A paixão pode durar o tempo que nós quisermos que dure, desde que saibamos dosear, saber pôr uma "pitada" de paixão em cada gesto de amor! Engraçado estava a reler o que escrevia e pensei "Bem estou aqui a escrever e é dificil falar de amor, falar de paixão, mas sentir é tão facil, é tão bom, tão ... resta-me "cortar" este assunto e deixar uma musica para os que estão apaixonados, para os que não estão também, para todos vá... :)

1 COMENTÁRIOS:

A. O. disse...

A meu ver Amor e Paixão são de facto sentimentos diferentes e que se complectam. Embora o amor seja algo maior, grandioso, mais difícil de alcançar, conseguir manter a paixão, essa chama quente acessa é essencial, e não apenas nas relações amorosas mas em tudo aquilo que fazemos. Poderia dizer que o amor é como a refeição e a paixão o tempero, é certo que a refeição em si representa algo mais importante, mas não tem o mesmo sabor sem um bom tempero! :D
Ter amor e alimentar a paixão nas nossas relações e em tudo que fazemos faz-nos grandes e creio que é uma das melhores formas de sermos felizes!

************