quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

"Regresso ao Cachimbo" (1)


Andava eu aqui a "vaguear" pela blogosfera, quando me deparo com isto. Comecei a sorrir no mesmo momento, lembrando-me das inesquecíveis aulas de Português do Professor Mota. Para que percebam esta associação, passo a dizer que este querido Professor, pelo qual tenho muito apreço, fazia exercícios destes em plena aula. Lembro-me perfeitamente de acordar bem cedo, (o que me custa bastante) e não estar minimamente mal-humorada, pois sabia o que me esperava. Assim como sabia, que aquele senhor imponente de barbas grisalhas podia até nem estar num dos seus dias, mas só o facto de poder ouvi-lo, era o suficiente para querer, não aulas de duas horas, mas de três, fosse a que horas fossem. Se uma aula de Português pode ser deveras enfadonha, vos garanto que com o Professor Mota era tudo menos isso. Recordo ainda aquele aroma característico do seu cachimbo, assim como aqueles ditados, sim ditados em pleno secundário, com falcatruas pelo meio.(risos). Fenomenal! Mais engraçado que revê-lo neste desafio, é lembrar-me deste 'Sábio das Palavras' e ter plena consciência que lhe devo grande parte da minha evolução na escrita. Mais não digo, senão não tarda deixo cair uma lagrimazinha, gente lamechas dá nisto!

2 COMENTÁRIOS:

A. O. disse...

Que saudadeees! Muitas saudades, dele, das aulas dele, daqueles tempos. Fará ele ideia da admiração e carinho que nutrimos ainda por ele? Lembro-me de nos questionarmos se ao entrarmos na universidade iríamos conhecer alguém por quem tivéssemos a mesma afeição ou mais do que a que temos por ele. A verdade é que apesar de termos conhecido excelentes professores, nenhum se igualou a ele, pelo menos não naquilo que ele significa para nós, um mestre, um ídolo. Uma pessoa genial e sábia, com um coração do tamanho do mundo. Não nos ensinou apenas português, ensinou-nos muita coisa sobre a vida, e tenho a certeza que nós vamos guardar isso para sempre, muito bem guardadinho no nosso coração. E se ele soubesse disto certamente encheria o peito de orgulho. :D Vamos voltar atrás no tempo? Ir às aulas de português, rir com a professora de história, tomar café no Peninsular, e ser menos crescidas? :)

Beijinhos

Ana Silva disse...

:)

Bons tempos aqueles! Guardo mesmo muita saudade, e se pudesse voltava mesmo atrás no tempo:

" Começando nas mágicas aulas de português, passando pelas carismáticas aulas de latim, pelas aulas cómicas de história e claro está, pelo cantinho dos intrevalos mais duradoiros, o nosso Peninsular :), com direito a Sr. Fernando e tudo...

enfim Saudade, não ha palavra melhor que defina o que aquele senhor deixou!

Acredito e sinto necessidade de acreditar, que todas as idades nos trazem coisas positivamente marcantes.

Mas uma coisa é certa, até hoje, mesmo depois de ter entrado na Universidade e conhecendo todo o 'tipo' de pessoas, ninguém se comparava ao Professor Mota!

Vamos,

;)

**