sábado, 12 de abril de 2008

Respeito ou submissão?

"Quando um burro fala, o outro baixa as orelhas": já dizia a minha bisavó, que com pena minha não conheci, mas que com toda a certeza, deve ter baixado as orelhas imensas vezes ao Senhor seu Esposo. Por respeito, ou submissão? Piadinhas na "borda do prato". Fez-se silêncio, acho que posso começar. Tenho imensa pena que hoje em dia, nessa coisa à qual chamamos de "relações", ainda se faça confusão entre estes dois conceitos. Há muita gente a morrer à fome, concentremo-nos no que de facto importa, a "refeição" e não no coentro, ou na pimenta que por vezes nos escapa da mão. O prato salteado e bem combinado, cheio de vitamina. Viva! Deixemos então a espinha, ou o osso juntamente com a piadinha. Não querendo generalizar, e já generalizando, pois não tenho intenções de dirigir este post a alguém em especial, digo-vos muito sinceramente que me custa acreditar, que nos dias que correm ainda haja o típico homem machista. Sim. Aquele que paga as contas. Aquele que, segundo ele se esfalfa a trabalhar para por comida em casa e cheio de razão, ainda se queixa dos 'cozinhados' da Senhora sua Esposa, e do "palavreado" do filho, enquanto bebe o seu café de barriga cheia e manda "o" arroto, sob forma de satisfação. Claro está, ao qual chama de "azia" pelo exagerado tempero da Dona. Pergunto! Esposa digna, é aquela que diz "Amem"? Ou a que diz o "Pai Nosso", sem gaguejar?! Devemo-lhes respeito, verdade. Afinal de contas, eles são "aqueles" a quem dissemos sim no altar. São aqueles, a quem fizemos promessas do tipo: "Prometo amar-te, respeitar-te, até que a morte nos separe", e não: "Prometo amar-te, ser tua escrava, prometo ainda, ser submissa aos teus desejos e caprichos... até que ... um tacho nos separe". Exagero ou não da minha parte, custa-me deveras acreditar, que ainda seja possível manter-se durante anos relações conduzidas nestes termos. Em que claramente, há alguém que tem que submeter-se constantemente aos "Ai´s e Ui´s" do companheiro".

11 COMENTÁRIOS:

Anónimo disse...

O Amor e cego. Acho que esta frase pode responder a alg criticas presentes no teu post.

Homens machistas onde e que isso existe? So vejo mulheres a assumir o controlo da casa :P
E eu que o diga os meus irmaos em casa sao como uns santinhos a mulher manda eles fazem, pois o respeito ao chefe e mt :D

os tempos mudam os conceitos trocam o passado passa o presente vivesse e futuro so o destino o sabera.

P.S: N tou inspirado melhores. criticas viram xD

Ana Silva disse...

:)

Sem duvida que este post está "exagerado". Fui um pouco extremista! Mas a verdade é que ainda existem casos assim.. em que a mulher "tem" que ser submissa, pois se fugir ao controle do seu esposo é uma falta de respeito.

Nem precisamos ver isso em casais, com familia constituída.. podemos ver isso nos jovens.. em simples namoricos. Em pleno sec XXI...

Acredites ou não, há muito bom rapaz por aí, que se chateia por a namorada vestir uma mini-saia por exemplo.. ou por "arreganhar a taxa", a um conhecido.. e se o faz é falta de respeito!

É uma estupidez, e claro está não sei se será ciume, insegurança, mas isso acontece..

:)

Mas achei "piada", ao teu comentário... porque também é verdade.. "eles mandam em casa, mas elas mandam neles" ehehe

Beijinho Ricardo, até sempre :)*

Woman Once a Bird disse...

Entre o querer e ser ainda muito nos falta. Ainda no outro dia conheci uma mulher que entregava o cheque do patrão ao marido; entretanto, tinha um contrato em que 25 euros eram-lhe pagos por fora, para ficar com algum para si durante o mês. 25 euros. E quando lhe disse que o dinheiro era dela - que ela o ganhava, portanto era dela - ela respondeu-me... "Pois, é verdade. Sou eu que trabalho." Mas logo a seguir acrescentou, em jeito de desculpabilização do seu homem: "Ah, mas temos filhos. E é ele que os sustenta." Não lhe passou pela cabeça que o cheque que ela lhe entrega é realmente dela, e que esse cheque também lhe sustenta os filhos.
Muito longe do ideal...

Anónimo disse...

Isto passa mt pelo tipo de educação que recebem.
Ao longo do tempo foi-se alimentando o "mito" de que o homem é que manda em casa é ele que gere o dinheiro trabalha mais que a mulher...
axo que isto foi uma ideia feita por um idiota pois a mulher tem tanto direito como o homem. ja la vai o tempo em que a mulher era obrigada a ficar em casa e o homem ia para a guerra.
N deixo de dizer que ainda existe mt homens que n admitem que a mulher ganhe mais ou trablhe mais que eles.

Deus criou a mulher no sentido de acompanhar o homem.
N cabe ao homem julgar Deus pela criação da mulher, so Deus tem o direito de julgar as pessoas.

Espero que o futuro traga melhoras para os 2 sexos.
Os seres humanos tem de compreender que foram feitos para conviver junto, caso n gostem de 1 pessoa afastem-se procurem outra. Ha uma enorme diversidade de pessoas alg sentimos uma ligação forte noutras n.
O ser humano e como os atomos/moleculas/ioes nem todos se aceitam uns aos outros e nem todos reagem a proximo.


Beijinho*

Ana Silva disse...

"Women", é verdade, "Longe do ideal", muito longe. E como essa "mulher", há muitas, feliz ou infelizmente.. depende dos pontos de vista, ou do companheiro que temos em casa ;)!

Verdade, também passa pela educação que temos, assim como pelo "meio" em que estamos inseridos e que crescemos. Passa pelas coisas às quais nos habituamos a ver.. mas se parte da nossa educação se faz em casa.. não podemos esquecer que parte dela também se faz lá fora.. e não é desculpavel que por se ter crescido numa familia com "problemas de alcoolismo", por exemplo, o sejamos também...

;)

Obg pela visita, voltem sempre :)

Ricardo *

Anónimo disse...

Por vezes crescer numa família com problemas tras força as pessoas para lutarem por aquilo que sonham. Alg deles sao mais educados que mts meninos riquinhos que andam por ai, esses n tem objectivos na vida a n ser fazer nd e gastar o dinheiro numa praia em miami.

Vou jantar :P deixo isto a meio 8]

Beijinhos* Amy te ja

Ana Silva disse...

Sim é vdd! :)

Bom jantar (lol)!

Amy?!?

Anónimo disse...

Amy aka Unit = cs lo0l espero que n te importes :D

Ana Silva disse...

ah boa! LOL...

Quer dizer que encontraste este espacinho através do cs! lol

Nunca pensei :)...

Já deves ter descoberto ha algum tempo, suponho!

que cena.. (risos)

Anónimo disse...

"q cena" mesmo ! bem, mas não te tratou por gii, já diz alguma coisa, digo eu ^^

Ana Silva disse...

ahahaha gozão pah!