quarta-feira, 23 de abril de 2008

O sono "sonhante" (1)

"Os dicionários da língua Portuguesa definem a palavra «sonho» como o acto de se representarem na fantasia de cada um, enquanto dorme, acontecimentos e imagens. É a esta definição que nos referimos quando dizemos que sonhámos."; "O homem (e os animais) pelas suas características físicas e mentais não podem realizar uma actividade continuada sem tirar algum tempo para descansar. Por isso fazemos durante o dia algumas pausas no nosso trabalho, embora o verdadeiro repouso se produza enquanto dormimos. Habitualmente os adultos dedicam de seis a oito horas diárias ao sono, o que pressupõe quase um terço da vida. Geralmente, associamos esta etapa à escuridão e ao mistério, porque habitualmente é durante a noite que dormimos. Muitas pessoas pensam que este mundo, em que a realidade não entra, se rege pelas suas próprias leis e que a mente funciona completamente separada do nosso ser consciente."

Hoje tive curiosidade de saber um pouco mais acerca deste tema. «Os sonhos». E aqui estou eu. Já a algum tempo que não conseguia recordar-me dos sonhos que tinha durante a noite. Achava estranho, porque não havia uma ponta solta, não havia restia de "lembrança" do que tinha sonhado. Hoje ao fazer umas pesquisas, descobri que as "minhas noitadas" se refletem não só em pouco descanso, mas também numa certa perda de "memória" (lol). Comprovei ao ler o seguinte:

"Convém recordar que embora se possam ter, e de facto têm-se, vários sonhos por noite, habitualmente é do último que nos lembramos. É curioso que as pessoas que melhor dormem, isto é, que não sofrem de insónias, são aquelas que se lembram com mais facilidade e com mais pormenores dos sonhos que tiveram.

Com tudo isto, se é de facto uma molestia ter obras em casa. Que é. Temos que saber tirar "proveito", ou melhor, saber retirar algo de bom, mesmo das coisas mais chatas. Não sei se é desta que recomponho os meus sonos, mas a memória estou a recuperar. Verdade. Uma boa noite de sono sonhante e ao pormenor.

2 COMENTÁRIOS:

Kátia disse...

Eu costumo lembrar da maioria dos meus sonhos.São sempre tão estranhos.Bem típico da minha pessoa.Lol

Ana Silva disse...

Eu antes tb me lembrava muito dos meus sonhos, mas como agr ando com os sonos trocados, não me consigo lembrar! Ou se lembro, são coisas tão soltas que se escapam da mente facilmente. Vá la que as obras trouxeram algo de bom. Sonos em dia ^^